10/12/2007

Onde você estará quando Jesus vier?

Sermão que preguei na missão Batista no Jockey em 9 de dezembro de 2007. ● Texto Bíblico: João 20. 24-29 ● Assunto Geral: Salvação pela fé ● Assunto Específico: Onde você estará quando Jesus vier? ● Objetivo Geral: Evangelístico ● Objetivo Específico: mostrar que a dúvida nos afasta da comunhão com Deus, e que essa comunhão é alcançada também em comunhão com a igreja de Cristo.
● Proposição: Se não estivermos na igreja quando Jesus vier, por Duvidar que Jesus cumprirá sua Palavra; por estarmos tão aflitos e ocupados que evitamos a comunhão com a igreja ; por querer ver sinais além da Palavra de Deus; não podemos subir com Jesus para o céu. Mas Jesus nos dá oportunidades para arrependernos de nossa falta de fé se mesmo ainda em dúvida buscamos comunhão com a igreja de Cristo e com sua Palavra. Logo, Jesus fará tudo para nos salvar pois nenhuma barreira o impedirá, de fazer o necessário para curar nossa incredulidade; valorizando nosso arrependimento e não levando em conta a incredulidade anterior; desde que reconheçamos a Jesus como Senhor e Deus de nossa vida. Jesus apela a todos para que tenham fé no espiritual e invisível.
● Introdução: Existem pessoas que se orgulham de ser céticos, ou seja de não acreditar em nada. Há comunidades na internet que defendem o ceticismo, há cientistas que trabalham tendo o ceticismo como norteador de sua busca de conhecimento, há pessoas comuns que são céticas apenas por lhes ser conveniente, e evitar assim, qualquer compromisso com uma verdade que possa ser desconfortável para ela. Comcerteza a verdade mais desconfortável para quem quer fazer apenas sua própriavontade, alegando ter liberdade, é a existência de um Deus verdadeiro, justo e salvador. Tais pessoas dizem que seu ceticismo as liberta, mas na verdade são escravas do próprio ceticismo, afinal, ninguém pode ser livre sem servir a alguém, e como Deus é a única pessoa perfeita e poderosa para fazer todo o bem para nós, é melhor servir a Deus do que servir a qualquer pessoa, mesmo quepensemos estar servindo apenas a nós mesmos. Isso nos faz pensar na história daDúvida de Tomé, e sobre as aplicações que ela apresenta para nossa vida espiritual ainda hoje e quando Jesus vier:
I – Quando Jesus veio Tomé não estava com a igreja. (Versículo 24 e 25)
1. Por isso duvidou da Palavra de Deus, pois é na igreja que se alimenta a fé na Palavra de Salvação. 2. Por isso estava tão aflito com o que acontecia, pois não havia que o encorajasse na esperança nas promessas. 3. Por isso queria ver sinais pois ao afastar-se dos outros cristãos começou a depender só de si mesmo e a tornar-se uma pessoa desconfiada. 4. Agir como Tomé não levará ninguém ao céu.
II - Mas Jesus preocupa-se conosco e oferece opostunidades para que nos arrependamos e voltemos para ele se estivermos buscando comunhão com ele através da igreja, veja que quando Tomé se reuniu com os outros discípulos... (versículos 26 a 28)
1. Nenhuma barreira impediu Jesus de estar com eles – mesmo que todas as portas estejam fechadas em nossa vida e seja impossível para nós ultrapassá-las, elas não são impedimento para Jesus ao nos buscar para salvar. Pois ele voltará e não deseja que ninguém se perca. (v.26) 2. Jesus fará o necessário para curar nossa incredulidade – mesmo que para isso precisemos encarar nossas feridas espirituais, confiando em Cristo para curá-las. Se não curarmos essas feridas não poderemos acompanhar a Jesus quando ele vier.(v.27) 3. Jesus valorizará nosso arrependimento se o reconhecermos como Senhor e Deus de nossas vidas.(v.28)
III – O apelo de Jesus para que todos os homens tenham fé nele (v.29):
As coisas espirituais não podem ser vistas, portanto se queremos encontrar a bemaventurança da salvação proecisamos abandonar toda incredulidade, buscar comunhão com a igreja onde outras pessoas cultivam a fé em Jesus, para quepossamos ver além do que os nossos olhos céticos e carnais podem ver.Jesus voltará um dia como prometeu e não sabemos a que tempo será isso, mas ao mesmo tempo temos certeza que na morte, que é fatal para todos, iremos nos encontrar com ele para julgamento ou salvação. Você está preparado para quando Jesus vier?